A11
Congo de Manguinhos (1964), Tambor de São Benedito (1963) e outros
Viana Espírito Santo Brasil
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A11 • Congo de Manguinhos (1964), Tambor de São Benedito (1963) e outros

Lado A: Manifestações folclóricas diversas. A fita abre com uma apresentação de coro não identificado acompanhado de sanfona. Na sequência apresenta uma gravação da música “Torta Capixaba”, de autoria do compositor Joracy Serrano, falecido em 1983, e executada possivelmente pelo Trio Caiçara (grupo musical fundado em 1954) em gravação anterior ao primeiro lançamento da música em disco, ocorrido em 1987. Em seguida, receita culinária tradicional de muxá (espécie de mingau feito de milho) descrita por Zita Neves Andrade em São Mateus. Viola registrada em Viana. Cantiga de bêbado “Chula da Cachaça”. Congo de Manguinhos registrado em 08 de setembro de 1964: toadas “Cana Caiana”, “Rei Congo de beira-mar”, “Tamanduá”, “São Benedito chegou” e “A rolinha avoou”.

Lado B: Gravação do Tambor de São Benedito em 21 de setembro de 1963: toadas “O engenho novo quemô meu canaviá”; “Meu amô foi-se embora”; “Glorioso Benedito”; “Esse samba é batuque morena”, “eu sou martim dourado” e diversas toadas. Ao final, contém depoimento de Manuel Antonio de Oliveira (Manduca Evêncio), intelectual e pesquisador de Conceição da Barra, falecido em abril de 1965 aos 94 anos, sobre a família de um carpinteiro inglês oriundo de Conceição da Barra (Barra de São Mateus).

Conteúdo detalhado

LADO A

[00:00:00.17]
GSN: Alô, alô, alô. Primeiro fala aqui o taquara-rachada.

[00:00:08.06]
> Sanfona e canto coral.
Ô, beira do rio. (2x)
Beira do rio
Lugar de banho gostoso
Eu vou morar nessa lagoa
Tanta gente boa.

(Apresentação pública. Aplausos)

[00:02:19.01]
> Sanfona e canto.
Vai-se embora boiadeiro…

(Apresentação pública. Aplausos)

[00:04:53.29]
> Gravação Musical. Torta Capixaba.

[00:07:25.09]
> Registro oral de receita de “muxá de cortar”, explicada por uma oradora não identificada.

[00:09:50.06]
> GSN: Alô, alô, tudo bem, tudo bem? Então vamos a Viana, vamos a Viana.

> Cantiga. Não chores, ô ingrata, já é tarde, não derrame as suas lágrimas em vão / porque eu encontrei a falsidade dentro do teu coração.

[00:12:02.27]
> Cantiga de bêbado. O meu consolo é viver nessa alegria / cambaleando pela noite e pelo dia / o meu consolo é de viver nas águas / mas o meu peito não conhece o que é mágoa.

[00:15:04.10]
> Banda de Congo de Manguinhos. Toada de congo. “Cana Caiana”

[00:17:12.07]
> Banda de Congo de Manguinhos. Toada de congo. “Rei Congo de beira-mar”

[00:20:19.12]
> Congo de Manguinhos. Dança do Tamanduá.

[00:23:16.03]
> Congo de Manguinhos. São Benedito chegou… Vou-me embora, vou-me embora / mentira que eu não vou não.

[00:25:05.08]
> Congo de Manguinhos

A rolinha avoou
E foi embora
Se eu contar a minha queixa,
você chora…

FIM DO LADO A

INÍCIO DO LADO B

[00:00:00.16]
> Tambor de São Benedito. O engenho novo quemô meu canaviá…

[00:01:10.16]
> Tambor de São Benedito. Eu tenho um páso preto na gaiola / O casado tem inveja quando o solteiro namora…

[00:02:29.16]
> Tambor de São Benedito. Meu amor foi-se embora / Meu lindo cravo é você

[00:03:59.27]
> Tambor de São Benedito. > Toada. Glorioso Benedito.

Amanhã eu vô m’imbora
Amanhã eu vô m’imbora
O que me dão para levar,
O que me dão para levar?

Glorioso Benedito
Glorioso Benedito,
Ele vai nos ajudá.
Ererê rerê ê

[00:07:06.02]
> Tambor de São Benedito. Toada.

E vai, morena
Lá em casa passeá
Esse samba é batuque, morena,
Vamos sambá

[00:10:22.21]
> Tambor de São Benedito. Toada.

Nossa Senhora da Penha
Tenha dó do meu penar
Se eu for preso na cadeia
Senhora vai me soltar

Maria puxou bonita
Ficou presa na cadeia
Ficou (…) fula
Maria não ficou feia

Meu chapéu de banda
A morena quem botou
Não fui quem pediu, não
Ela me fez um favor

O meu São Benedito
Que povo sem influência
Pra dançar esta roda
Precisa ter paciência

[00:12:12.24]
> Tambor de São Benedito. Eu sou martim dourado, eu sou um cravo roxo apaixonado

[00:13:22.12]
> Cantiga. No céu saiu uma rosa / nos pés de São Salvador / E Ana deu de deixar terra / E deixa o mundo enganador

[00:14:39.11]
> Tambor de São Benedito. Papagaio meu louro / Cadê a sua senhora / Foi-se embora pra Bahia / Pra não cantar na gaiola

[00:15:49.08]
> Tambor de São Benedito. Este samba não é meu / esse samba é de São Mateus

[00:16:38.20]
> Tambor de São Benedito. Perguntei a Maria onde mora a baiana…

[00:17:50.20]
A lagoa parada
É poleiro das andorinhas
Pensamento das moças
O meu coração adivinha

[00:19:07.00]
> GSN: Pronto, Manduca Evêncio. Pode falar.

> MAO: Respondendo a uma pergunta do prezado amigo, Doutor… de uma família norte-americana que se fixara em Barra de São Mateus, cabe dizer que só tenho conhecimento de aqui ter residido por muitos anos um carpinteiro norte-americano chamado João Caulyt. Esse carpinteiro essa conhecido por João Inglês, tendo deixado descendentes que poucos existem. Poucos existem residindo aqui. Dos descendentes de João Caulyt existe em Nova Venécia…

> GSN: Quantos?

> MAO: Uma filha. Casada com Jacinto…

> GSN: O que que ele é?

> MAO: Farmacêutico. Com o farmacêutico Jacinto.

> GSN: Em Conceição da Barra?

> MAO: É, justamente, Jacinto Mota. Em Cariacica, a Cacilda, casada com o dentista Schuab, que já foi funcionário do posto médico desta cidade. Em São Mateus existe a excelentíssima esposa do comerciante João Figueiredo Silvares. E Orly… Orly, esposa do contabilista Domingos Duarte. Dois rapazes, Mário e Magno Caulyt…

> GSN: Mário, onde vive Mário?

> MAO: Em Aimorés. O Mário que vive em Aimorés. É proprietário de um grande bar muito afreguesado. O Magno Ignóreo sei que existe, mas não sei o local da sua residência.

> GSN: E mais algum?

> MAO: Sei… assim como sei que um dos filhos da viúva do Péricles é oficial do Exército Brasileiro. Ao meu prezadíssimo amigo, o integérrimo juiz de direito de Santa Leopoldina, doutor Renato Pacheco, as minhas mais efusivas saudações lamentando que ele não fosse companheiro do doutor Guilherme Santos Neves nessa honrosa visita feita ao obscuro Manuel Antônio de Oliveira, conhecido por Manduca Evêncio.

> GSN: E a professora Angela de Biase Ferrari…

> MAO: À professora Angela de Biase Ferrari, a quem lamento não ter o prazer de conhecer pessoalmente, as minhas respeitosas saudações.

FIM

Destaques do Lado A

Início do lado A. Sanfona e canto.
Versão da canção Torta Capixaba.
Receita do tradicional muxá capixaba.
Congo de Manguinhos. Toadas de congo.

Destaques do Lado B

Início do lado B. Tambor de São Benedito.
Depoimento de Manuel Antonio de Oliveira (Manduca Evêncio).

Ficha técnica

Código de referência

GSN_FR_A11

Título (atribuído)

Congo de Manguinhos (1964), Tambor de São Benedito (1963) e outros

Data de gravação

8 de setembro de 1964; 21 de setembro de 1963

Local de gravação

Viana, ES, Brasil
São Mateus, ES, Brasil
Manguinhos, Serra - ES, Brasil
Conceição da Barra, ES, Brasil

Suporte de gravação

Fita Rolo

Duração

Lado A: 26min46s
Lado B: 24min42s

Idioma

Português

Gênero

Dramatização, Entrevista, Música popular, Registro Documental

Data da digitalização

19/05/2021

Informações no estojo

Sem estojo.

Observações

Alguns trechos do Tambor de São Benedito estão presentes também na fita GSN_FC_B21 e na GSN_FR_C42, que também contém Congo de Manguinhos.

Personagens

Guilherme Santos Neves; Zita Neves Andrade; José Paranhos; Manoel Lima; Turiano Pinto Nascimento; Orly Santana do Amaral; Vilácio Santana do Amaral; Edilson Duarte; Manoel Domingos; Severino Pedro dos Santos; Pedro Miguel; Benedito Conceição Neto; Carlos Alves Ribeiro; Pedrolino Azevedo; Vítor Pereira dos Anjos; Antonio Bernabé; Manoel Belarmino dos Santos; João Abelardo; Mateus Gonçalves dos Santos; Manoel Antônio de Oliveira (Manduca Evêncio).

Referências externas

Sobre o muxá capixaba, ver:
NEVES, G S. Coletânea de Estudos e Registros do Folclore Capixaba: 1944-1982. Vol 1. Vitória: Centro Cultural de Estudos e Pesquisas no Espírito Santo, 2008, pp. 513-520.

Sobre Cantigas de Bêbado, Chula da Cachaça e Cachaça e Folclore, ver:
NEVES, G S. Cachaça e Folclore. Coletânea de Estudos e Registros do Folclore Capixaba: 1944-1982. Vol 1. Vitória: Centro Cultural de Estudos e Pesquisas no Espírito Santo, 2008, pp. 270-280.

Sobre Dança do Tamanduá e Congo de Manguinhos, ver:
NEVES, G S. Coletânea de Estudos e Registros do Folclore Capixaba: 1944-1982. Vol 2. Vitória: Centro Cultural de Estudos e Pesquisas no Espírito Santo, 2008, pp. 64-67
Idem, p. 263-265.
Idem, p. 531.
Idem, p. 528.

O Tambor de São Benedito é um conjunto popular da cidade de São Mateus, Espírito Santo. Caracteriza-se por ser uma banda de congos que possui aspectos comuns ao Jongo e ao Caxambu (batuques de origem africana). Ver:
NEVES, G. S. Folclore, 3-14 (75-78). Vitória, Janeiro-Dezembro de 1962/Janeiro-Dezembro de 1963.
___________. Coletânea de Estudos e Registros do Folclore Capixaba: 1944-1982. Vol 2. Vitória: Centro Cultural de Estudos e Pesquisas no Espírito Santo, 2008, pp. 59-64.
Idem, pp. 530.

Ainda sobre o Tambor de São Benedito, Guilherme Santos Neves escreve sobre a a toada “Eu sou martim dourado”, que consta nesta fita. Segundo o pesquisador, essa seria uma velha ronda infantil tocada em ritmo de congo. Ver:
NEVES, G. S. Cantigas de roda e toadas de congo. A Gazeta, Vitória, 17 de Janeiro de 1960.

Sobre Manduca Evêncio, ver:
NEVES, G S. Manduca Evêncio: 100 anos. Coletânea de Estudos e Registros do Folclore Capixaba: 1944-1982. Vol 2. Vitória: Centro Cultural de Estudos e Pesquisas no Espírito Santo, 2008, pp. 308-310.

Uso e permissão

Permitida divulgação. Permitida utilização educacional. Não permitido uso comercial.